Saiba como a umidade compromete o imóvel

A umidade é um dos maiores pesadelos dos proprietários de imóveis. Alguns ignoram o problema. E aí que está o perigo, de acordo com o especialista da EMONO, Eduardo Silva. “A umidade produz inicialmente coloração diferente no local. Na sequência, aparecem bolor, escurecimento do revestimento, descascamento da tinta e o tão conhecido aspecto úmido”, afirma Eduardo.

Com o tempo, a infiltração pode corroer o baldrame, tipo de fundação comum em pequenas construções caracterizado por uma viga de alvenaria e concreto simples ou armado, o que resulta no comprometimento da estrutura do imóvel.

Os moradores têm dificuldade de identificar a procedência da água. Não é fácil encontrar o motivo da infiltração. Para auxiliar você nessa tarefa, reunimos quatro situações comuns identificadas por quem sofre com esse problema.

 

1) Manchas na base da parede

A umidade provém da água presente no solo que chega até a casa por três razões principais: temporais que encharcam a terra, chuva que incide diretamente na parede externa e lençol freático localizado próximo à estrutura.

Lembre-se de que os materiais usados na estrutura, como concreto, tijolo e areia, são porosos, facilitando assim a entrada da água. Daí a importância de fazer um bom trabalho de impermeabilização da fundação, do contrapiso e das paredes.

 

2) Manchas nos rodapés

O motivo mais comum das manchas escuras nos rodapés, que comprometem parte do piso já instalado, é o trabalho de impermeabilização ruim. Há muitos proprietários de imóveis que tiveram de instalar novamente o piso por causa da infiltração.

 

3) Manchas na parede da varanda

Esse problema é mais frequente em prédios (no último andar ou no andar imediatamente abaixo da cobertura) e ocorre geralmente como resultado da chuva. O defeito costuma estar no telhado que não direciona a água para o lugar correto. A consequência é que o volume de água para na varanda do andar inferior depois de escoar pela parede.

A resolução do problema é simples. O caimento das lajes da cobertura precisa direcionar a água para os ralos a fim de evitar aquilo que os especialistas chamam de empoçamento.

 

4) Manchas na parede por causa da jardineira

Instalar jardineira ou floreira no imóvel não é tarefa simples. Caso você instale sem se preocupar com a impermeabilização da parede, esteja certo de que a umidade aparecerá rapidamente. As mantas próprias evitam esse tipo de problema.

 

Gostou das nossas dicas? Não hesite em deixar seus comentários.

Leia também o post a seguir: 5 casos de reforma que desvalorizam o imóvel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *