Encanador deve criar projeto hidráulico do imóvel e segui-lo à risca

O encanador profissional precisa orientá-lo corretamente sobre o projeto hidráulico a ser adotado na construção. Deve ainda adquirir as peças corretas de acordo com o planejamento desenvolvido. Essa é somente uma das dicas sobre as quais falaremos no segundo post da série sobre como evitar erros na parte hidráulica dos imóveis.

 

Instalação deve seguir rigorosamente o projeto

O projeto hidráulico, que deve ser elaborado pelo encanador ou engenheiro responsável pela obra, reúne a inteligência envolvida para a instalação dos materiais. É esse trabalho que servirá como norte para todas as outras etapas.

Para comprar uma ducha com aquecimento solar ou a gás, tarefa que parece simples para todos nós, é preciso antes descobrir a altura da caixa da água em relação ao ponto de instalação – unidade de medida conhecida como m.c.a. ou metros por coluna de água. Nas embalagens das duchas, consta a indicação de m.c.a., que varia conforme o modelo. O desconhecimento disso leva ao desperdício de material, o que evidencia que essa tarefa não é tão trivial quanto aparenta.

 

Atenção ao fabricante dos tubos e das conexões

Essa dica tem relação com vazamentos futuros. Caso sejam usadas peças de fabricantes diferentes na obra, o risco de aparecimento do problema aumenta. Sendo assim, não importa qual marca você escolha, siga com ela na casa inteira se o assunto for tubos e conexões.

 

Não deixe o pedreiro fechar a parede antes de testar o encanamento

O teste para conferir se existe encanamento vazando deve ser realizado antes do fechamento da parede e da instalação de torneiras, privadas e chuveiros.

Nossa sugestão é que o encanador abra o registro e deixe-o nessas condições por 24 horas. Antes disso, deve utilizar plug para tampar os locais de saída de água. Somente assim será possível detectar pontos de vazamento e suas respectivas localizações.

Pode ser que apareça o temido vazamento. Nesse caso, o encanador deve refazer o trecho usando peças de conexão apropriadas. Alguns profissionais se recusam a fazer novamente o teste. Nossa recomendação é que você insista em obter a comprovação de que o problema foi efetivamente resolvido.

 

Ficou com alguma dúvida? Nosso especialista Eduardo ajudará você!

Leia também o post “Todo cuidado é pouco com a parte hidráulica do imóvel”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.