O que fazer para mudar visual do ambiente escondendo azulejos antigos?

A gente viu ontem que muitos por aí – de forma acertada – estão escondendo azulejos antigos para alterar a aparência do ambiente. Vamos mostrar hoje três novas formas de cobrir azulejos velhos gastando pouco. Seu bolso mais uma vez agradece!

1) Adesivo vinílico

A decoração de interiores valoriza essa opção, pois virou recentemente tendência. O adesivo vinílico muda completamente o visual da cozinha ou do banheiro sem grande esforço. O resultado produzido pelo adesivo é atual e cheio de cores.

Só tome cuidado para não deixá-lo em contato direto com a água. O material aguenta certa umidade, mas sem exageros. Nada, portanto, de usá-lo no interior da ducha.

Lugares comuns e perfeitamente possíveis são rodapé do piso e rodapia ou rodabanca da bancada. Na hora de fazer a limpeza, use apenas pano úmido com um pouco de detergente neutro.

2) Tecido adesivo impermeável

Esse material está disponível em várias estampas e em diversos tamanhos. Ao comprar, verifique se ele tem característica impermeável, o que o deixa apto para áreas úmidas como banheiro e cozinha.

Da mesma forma como ocorre com o adesivo vinílico, não permita que o material fique em contato direto com a água. O tecido adesivo impermeável é aplicado por meio de uma cola presente em sua composição. Essa cola vem protegida por um liner que deve ser removido na hora da aplicação.

Na limpeza, como recomendado para o adesivo vinílico, use apenas pano úmido e detergente neutro.

3) Massa acrílica

Possibilita nivelar a parede de azulejos eliminando os rejuntes. Mais do que isso: remove qualquer sinal de relevo que as peças cerâmicas possam apresentar.

O processo de aplicação a ser feito por um profissional deve respeitar etapas bem definidas. Na primeira, correção das imperfeições da superfície. Na segunda, aplicação de três camadas de massa acrílica intercaladas com lixamento. Na terceira e última, verificação do acabamento – se ele ficou em boas condições.

Depois desse trabalho, sem se esquecer, é claro, de assegurar que os azulejos estejam realmente cobertos, vem a pintura da parede.

 

Ficou com alguma dúvida? Nosso especialista Eduardo está pronto para solucioná-la!

Se você já está escondendo azulejos antigos dos ambientes do seu imóvel por meio dessas técnicas, compartilhe sua impressão com a gente.

Leia também o post “4 dicas para evitar dor de cabeça com piso riscado”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *