Confira vantagens e desvantagens da telha de cerâmica

A telha de cerâmica, também conhecida como telha de argila, tem como principal característica a resistência ao fogo. Em termos de durabilidade, está entre as mais indicadas, podendo durar muito tempo se não sofrer nenhum tipo de avaria.

Uma das mais antigas e acessíveis opções disponíveis, a telha de cerâmica se mantém popular por ser utilizada em construções diversas, sejam elas localizadas na cidade, sejam elas sediadas no campo. No terceiro post da série sobre telhados, você vai descobrir as vantagens e desvantagens que envolvem esse tipo de telha.

 

Vantagens

1) Aparência diversa

Pode ter visual italiano ou espanhol tradicional. Ainda pode ser feita para se parecer com placas de madeira ou ardósia.

2) Isolante térmico

Essa característica é creditada à argila queimada ou cozida que possui excelente comportamento térmico. Isso significa que a telha atua como isolante tanto para o frio quanto para o calor.

3) Inimiga da umidade

Por causa da sua porosidade, a telha de cerâmica absorve a umidade interior das coberturas nos dias úmidos e chuvosos para eliminá-la em condições mais adequadas sob ação do calor ou vento.

4) Pouca variação do volume

Argilas processadas corretamente e submetidas à queima em condições controladas sofrem muito pouco com os fenômenos da expansão por umidade e da expansão térmica.

 

Desvantagens

1) Fragilidade

É mais frágil do que outras telhas como a de concreto. Você deve tomar cuidado então ao manuseá-la e, mais importante do que isso, ao caminhar sobre ela no telhado para trocar a antena de televisão, por exemplo. Ao contrário da telha de concreto, que suporta mais do que 240 quilos, a de cerâmica aguenta peso muito menor.

2) Durabilidade

Ainda que frágil, a telha de cerâmica, como mencionamos no início do post, pode durar muito tempo se bem conservada. Há vários exemplos de telhados que se mantiveram por mais de cem anos.

3) Resistência ao vento

Especialistas classificam de moderada a baixa a resistência ao vento. Em regiões de ventania constante, a recomendação é evitá-la.

4) Material pesado

A telha de cerâmica exige reforçada estrutura do telhado para que não comprometa o imóvel. O suporte de um especialista para realização desses cálculos é imprescindível, como vimos no primeiro post da série.

 

Está com dúvida se a telha de cerâmica é ideal para você? Converse com nosso especialista Eduardo Silva!

Leia também o post “Conheça vantagens e desvantagens da telha de concreto”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *