Por que o uso do drywall é cada vez maior nas reformas?

O uso do drywall é frequente nas reformas de parede, forro e acabamento. Feito de perfis de aço galvanizado cobertos por chapas de gesso acartonado, ou seja, gesso moldado em chapas com duas cartolinas em cada lado, o drywall oferece diversas vantagens para a obra.

Falamos anteriormente em um dos nossos posts sobre esses ganhos. Entre eles, destaque para a instalação de dutos elétricos, telefônicos e hidráulicos por dentro dos perfis.

Características do drywall

É um material leve, o que significa que pode ser facilmente adicionado à estrutura já existente de um edifício. Não oferece, portanto, risco estrutural à construção, ainda que diversas divisórias feitas dele sejam criadas para separar ambientes internos, por exemplo.

Oferece ainda facilidade na manipulação e no armazenamento. Como consequência, sua instalação é fácil com um procedimento limpo que resulta em poucos resíduos. Enquanto a alvenaria tradicional produz 25% de resíduos, o drywall origina apenas 5%, de acordo com a associação ligada ao produto.

Tipos

Para optar pelo tipo correto, você precisa se atentar para o ambiente em que o drywall será usado. Existem basicamente três tipos: chapa branca, chapa verde e chapa rosa. O alcance do resultado final desejado dependerá, como dissemos, da avaliação correta das características do local.

A análise da sinergia entre ambiente e tipo de drywall deve ser feita pelo engenheiro responsável pela obra. Ele tem experiência e conhecimento necessários para apontar o drywall adequado.

Chapa Branca

Também conhecido como standard, esse tipo é próprio para áreas secas.

Chapa Verde

Possui tratamento impermeabilizante e antifungos para que seja utilizado tranquilamente em áreas molhadas como banheiro, lavabo, cozinha e lavanderia.

Chapa Rosa

Esse é o tipo apropriado para saídas de emergência e áreas com risco de incêndio. Sua composição possui agentes que reduzem a ação do calor por mais tempo, o que garante alta resistência ao fogo.

 

Você sabe se o drywall é interessante na reforma que pretende fazer? Consulte nosso especialista Eduardo agora mesmo!

Leia também o post “Quais são os prós e contras do ainda popular forro de PVC?”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *