Como repaginar o ambiente cobrindo azulejos antigos?

Quem deseja repaginar cozinha ou banheiro sem gastar muito opta por cobrir azulejos antigos. Situação comum enfrentada pelas pessoas é não aguentar mais olhar todas as manhãs para azulejos velhos, desgastados ou com estampas ultrapassadas.

Há diversas formas de esconder os azulejos antigos. No post de hoje, você aprenderá três delas. No próximo que será disponibilizado amanhã, você verá outras três soluções disponíveis no mercado.

 

1) Azulejo sobre azulejo

Talvez essa seja a mais conhecida das pessoas e contestada também. Muitos duvidam da sua eficácia porque não acreditam ser possível instalar material novo sobre o antigo. Não parece ser produtivo aplicar azulejo sobre azulejo. É preciso realmente cuidado para que o trabalho não saia defeituoso.

Em primeiro lugar, o instalador deve verificar se o revestimento antigo está em boas condições. Os azulejos não podem ter rachaduras, peças descoladas ou estufadas. Feito isso, a próxima fase é usar argamassa específica para sobreposição dos azulejos. O instalador deve ter em mente que o novo azulejo vai elevar a espessura da parede em dois centímetros pelo menos.

De forma geral, o azulejo sobre azulejo é recomendado para áreas menores como lavabos ou paredes que não possuam interruptores ou outros detalhes que dificultem o acabamento.

2) Pintura

Comentamos anteriormente no blog sobre essa possibilidade. Trata-se de um recurso barato, de aplicação rápida, mas que exige cuidado a fim de que o trabalho seja de qualidade.

A decisão mais importante a ser tomada é usar tinta epóxi ou específica para pintura dos azulejos. Em segundo lugar, deve o pintor assegurar-se de que a superfície cerâmica e os rejuntes estejam limpos. Observando esses dois pontos e usando material de qualidade, a pintura aguenta cinco anos em perfeito estado.

3) Textura

A textura permite diversos efeitos. O grafiato rústico é tradicional, mas também há os efeitos que simulam madeira, linho, camurça e mármore. Para fazer a aplicação, a superfície dos azulejos deve ser limpa. Na sequência, devem ser nivelados os rejuntes com massa acrílica. Antes de espalhar a massa própria para textura, a dica é aplicar fundo fosco com tinta acrílica. Ao fazer isso, o produto adere mais fácil. Com a textura criada, a parede está pronta para receber a pintura.

 

O que achou do post de hoje? Ficou curioso para saber mais? Fique atento ao próximo texto!

Leia também o post “Como você deve limpar porcelanato para conservá-lo por mais tempo?”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *