Descubra se o porcelanato polido é o piso ideal para seu imóvel

O porcelanato polido ou técnico é um dos revestimentos favoritos das pessoas. Por ter sido o primeiro tipo de porcelanato a chegar ao país, ele se popularizou a ponto de se tornar referência.

No primeiro post da série que ajuda você a escolher o porcelanato adequado para seu imóvel, abordaremos as vantagens e desvantagens do polido.

Vantagens do porcelanato polido

O alto brilho do porcelanato polido aliado à superfície lisa valoriza as áreas internas da casa como sala e quartos. O brilho é resultado do processo de produção que confere ao piso apenas polimento, sem adoção, portanto, de uma cor específica.

As camadas protetoras sobre o piso chamadas de gloss (camada de cera que protege o piso) e super gloss (camada de cera aplicada duas vezes como forma de aumentar a proteção) garantem brilho intenso e evitam arranhões.

Não há piso mais fácil de limpar do que o porcelanato polido. O uso de pano úmido remove a sujeira superficial e permite assim que o piso volte às suas características iniciais.   

Altamente resistente, o porcelanato polido tem nota alta no quesito durabilidade. Isso significa que o proprietário do imóvel não terá dor de cabeça por anos desde que faça a instalação correta e tome todos os cuidados necessários para conservação.

Desvantagens do porcelanato polido

As primeiras peças desse porcelanato que chegaram ao Brasil manchavam com certa facilidade. Elas não contavam com as camadas protetoras gloss e super gloss sobre as quais já falamos. Ainda hoje, para evitar o problema, a recomendação é não usar o piso na cozinha. Esse ambiente oferece maior probabilidade de ocorrência de acidentes como queda de uma caneca com café.

Outro motivo para que não seja usado na cozinha, estendendo-se para o banheiro, é o fato de ser escorregadio em contato com a água. Caso você tenha criança ou idoso em casa, essa proibição se torna ainda maior. Imagine o risco de escorregar no box do banheiro potencializado pelo sabão e xampu em contato com o piso.

A instalação do porcelanato polido em áreas externas, como a varanda, diminui sua vida útil. Por ser sensível a riscos, a probabilidade de danos é alta. As camadas protetoras são eficientes contra riscos somente no ambiente interno. As ameaças dentro do imóvel são menores ou menos intensas.

 

Ficou com alguma dúvida sobre o porcelanato polido? Envie sua mensagem agora mesmo!

Leia também o post “6 motivos para instalar o piso vinílico no seu imóvel”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *