Por que optar pela cerâmica ao reformar banheiro de casa?

Você leu no post de ontem sobre as vantagens e desvantagens de optar pela pintura ao reformar banheiro de casa. Falaremos hoje sobre os prós e contras da cerâmica, material tradicionalmente usado nesse ambiente.

O revestimento cerâmico total para o banheiro foi muito usado até os anos 1990, ocasião em que perdeu espaço, passando a ser empregado apenas na área do boxe por ser mais higiênico do que as paredes pintadas.

 

Proposta comum

A proposta popular hoje é uma mistura entre cerâmica e epóxi ou tinta acrílica. Na cabine do banho, utilize cerâmica, porcelanato ou pastilha, que, dependendo do tipo de rejunte, demanda apenas raspagem e troca da massa a cada cinco anos. No resto do banheiro, trabalhe com tinta látex acrílica, que possui boa cobertura e tem preço mais em conta do que a do tipo epóxi.

Azulejo sobre azulejo

Sobreponha uma nova camada de cerâmica sobre a antiga para economizar tempo e dinheiro, pois não há quebra-quebra nem remoção de entulho. O revestimento velho precisa ser previamente avaliado por um técnico, pois não pode apresentar descolamentos nem infiltrações. O trabalho do especialista vai ajudá-lo a não ter prejuízos futuros com a necessidade de refazer a obra.

Manutenção

Da mesma forma como alertamos para o epóxi, não aplique ácido, cloro, desinfetante ou álcool na cerâmica. Tais substâncias destroem o brilho dos revestimentos. Caso queira higienizar, escolha os produtos desengordurantes não-abrasivos.

 

Gostou do post? Em caso de dúvida ao reformar banheiro de casa, pergunte ao nosso especialista Eduardo!

Leia também o post “Quais são os prós e contras das esquadrias de PVC?”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.