Quais são as principais diferenças entre as tomadas de 10 e 20 amperes?

Você certamente reparou que existem tomadas de 10 e 20 amperes, mas talvez não saiba exatamente por que essa diferenciação é importante. Há quem compre um micro-ondas sem notar que a tomada, que possui pinos mais grossos, exige fiação com capacidade para 20 amperes. A mesma situação descrita serve para o fogão elétrico.

 

Por que você deve saber a amperagem correta?

O micro-ondas e o fogão podem funcionar com uma tomada de 10 amperes que conte com uma extensão. Ou seja, os pinos não entram na tomada convencional em um primeiro momento, mas se conectam normalmente à extensão.

Existe um problema grave nisso, desaconselhando sua adoção. Você está sobrecarregando o sistema elétrico da sua residência, com grandes chances de queimar o aparelho depois de curto-circuito que pode colocar sua vida ou a dos seus familiares em risco.

O caminho inverso, o de plugar aparelho de 10 amperes em tomada de 20 amperes, é possível tecnicamente e não oferece riscos. Note apenas que o espaço entre o plugue e a tomada ficará folgado, o que pode em alguns casos resultar em instabilidade de transmissão da energia elétrica.

Sobre a tomada de 10 amperes

Pode ser usada na maioria dos equipamentos que existem na residência. A tomada de 10 amperes é a regra; a de 20 amperes é a exceção. Na de 10 amperes, você liga televisor, rádio, videogame, computador e outros eletrônicos encontrados na sala e nos quartos.

Sobre a tomada de 20 amperes

Possui, como vimos, carga mais reforçada, sendo ideal para equipamentos que exijam capacidade maior. Esses eletrodomésticos estão localizados em sua maioria na cozinha e na área de serviço – outros exemplos, além do micro-ondas e fogão citados, são secador de roupa e aspirador de pó. Há alguns próprios do banheiro como escovas e secadores de cabelo potentes.

Contrate um engenheiro elétrico

Se você perceber que precisa instalar tomada de 20 amperes ou alterar a rede elétrica da sua casa, entre em contato com um engenheiro elétrico. Esse trabalho é reconhecidamente perigoso para quem não tem experiência e conhecimento sobre o funcionamento da rede elétrica.

 

Gostou do post de hoje sobre as tomadas de 10 e 20 amperes? Ficou com alguma dúvida? Nosso especialista Eduardo pode ajudar!

Leia também o post “5 dicas para evitar problemas com a instalação elétrica do imóvel”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *