5 dicas para checar parte hidráulica antes de alugar imóvel

As condições hidráulicas do imóvel são um dos principais fatores de atenção ao alugar imóvel. Como o conserto é caro e causa desconforto com o quebra-quebra, as pessoas precisam analisar com cuidado as condições dos encanamentos e das tubulações.

Como falamos ao longo desta série de posts sobre a parte hidráulica do imóvel, identificar problemas do tipo não é fácil. Reunimos abaixo cinco dicas que podem ajudar você.

 

1) Aproveite a vistoria para verificar as condições

Quem tem experiência com aluguel de imóvel já se acostumou a fazer vistoria e reconhece sua importância para encontrar local em boas condições. Se você é marinheiro de primeira viagem, nossa dica é usar a vistoria para analisar com calma o apartamento ou a casa que pretende morar ou abrir seu escritório ou comércio.

Faça uma lista dos itens que precisam ser verificados. Na parte hidráulica, redobre a atenção com banheiros, cozinha e área de serviço. Lembre-se de que problemas hidráulicos não são aparentes e só apresentam sinais visíveis com o passar do tempo.

2) Analise o estado das paredes internas

As paredes dão pistas de que existem problemas hidráulicos. Caso apresentem bolhas e saliências ou estejam estufadas e mofadas, a umidade pode ser creditada a infiltrações ou vazamentos.

3) Observe o estado das paredes externas

Essa dica é para você que busca uma casa. Desníveis no piso podem gerar poças próximas às paredes externas, causando infiltração. Para verificar se a superfície apresenta esses desníveis, faça o seguinte teste: jogue uma bola de tênis rente ao piso e observe se há inclinações no movimento dela.

4) Verifique como estão as calhas

Outra dica para analisar as condições hidráulicas da casa. Você deve verificar se as calhas estão limpas e funcionando. Observe ainda se há umidade no local onde a caixa da água está instalada.

5) Cheque registros, pias e ralos

Ao alugar imóvel antigo, seja detalhista. Nesses imóveis, o encanamento costuma apresentar desgaste, ferrugem ou acúmulo de sujeira. Como resultado inevitável, a água sai suja das torneiras. Você deve ainda fechar os registros e liberar o fluxo de água de alguma torneira para observar se a água escorre até parar completamente. Caso isso ocorra, fique tranquilo porque está tudo certo.

 

Tem outra dica sobre condições hidráulicas que ajude quem pretende alugar imóvel? Escreva no espaço de comentários!

Leia também o post “Pontos de saída de água do imóvel devem ser definidos no projeto”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.